Klaus Ferreira

Klaus Ferreira

Dando um sinal de vida

Uau, mais de um ano se passou desde meu último post. Aconteceu tanta coisa nesse tempo que é até impressionante de eu não ter matado mais esse blog. rsrs Bom, vou aproveitar o retorno pra dar um contexto desse ponto da minha vida.

Aproximadamente na época do último post, eu tava começando a cursar um curso profissionalizante gratuito. Curso esse disponível para os moradores de Blumenau e cidades vizinhas e que é financiado parte pela Prefeitura e parte por algumas empresas de tecnologia da região. Além da residência nos arredores, a pessoa precisa ter de 15 a 29 anos para participar. Felizmente a edição do ano passado ampliou a participação pra pessoas mais novas e mais velhas do que o usual. Isso me deu oportunidade não só de me inscrever, mas também de ser selecionado, o que foi uma das coisas mais incríveis na minha vida.

O curso ensinou o básico de Java e JavaScript, PostgreSQL, voltado pra Web, além de pincelar sobre algumas práticas de mercado como tecnologias ágeis. Também abordamos outras matérias, como Inglês, Desenvolvimento Humano e Planejamento Financeiro. Geralmente o curso começa mais cedo e termina antes do final do ano, mas houve atraso por causa da pandemia. Alternamos várias vezes entre o modelo presencial e remoto, o que certamente foi mais um dos desafios pra gente.

O curso teve seu término em fevereiro, com a apresentação do TCC no Teatro Carlos Gomes, no lounge, parte frontal do local. A formatura também foi no Teatro, mas na Câmara principal, com palco e auditório. Representantes da Prefeitura e das empresas patrocinadoras fizeram discursos e receberam prêmios. Os formandos subiram ao palco, uma turma por vez, para uma fotografia oficial.

O interessante é que vários alunos, antes da formatura, já estavam ou contratados por algumas empresas ou como estagiários (para aqueles que estavam cursando alguma faculdade). Eu felizmente estava fazendo ADS (e ainda estou) e foi me ofertado um estágio, o que prontamente aceitei. Ambas contratações e estágios estavam marcados pra começar em março. E já se foram 6 meses de muito aprendizado no estágio, além de muita ansiedade rsrsrs e estou aqui, agora, escrevendo este post e com muita expectativa para ter "desenvolvedor" (ou similar) assinado na minha carteira e ser oficialmente um dev pro mercado de trabalho :)

Mudando um pouco de assunto, resolvi abortar o plano de usar o Fedora como sistema de produção. Acabei voltando para o Arch. Pode ser só preferência pessoal, mas eu sinto mais liberdade em customizar o sistema operacional como um todo, inclusive com a disponibilidade de pacotes que o Arch oferece. De qualquer forma, estou fazendo um passo-a-passo de como criar um ambiente de desenvolvimento, que provavelmente virará um script no futuro, dando certas liberdades de configuração, desde que não quebre o que visualizo como um ambiente dev ideal. Mais sobre isso em próximos posts.

Além disso, ao falar da minha vida, também não posso deixar de falar sobre meu "filho virtual", meu projeto de coração, que completou 2 anos em maio e passou por um rebranding, processo esse que foi explicado no primeiro artigo do novo site oficial. Se você ainda não faz parte dessa galera muito bacana, que acolhe as pessoas e gosta de se ajudar, não só nos estudos, mas na vida dev como um todo, não deixe de entrar no nosso grupo.

Ainda tem muita coisa pra eu contar por aqui e vou deixar pra contar em posts futuros. Pra quem leu até aqui o meu muito obrigado e nos vemos no próximo post :)